Doença Óssea de Paget

10.1056-NEJMicm1502815Figure01.ppt

Caso publicado na NEJM em março de 2016

Um homem de 57 anos de idade, com história de dor no joelho direito apresentou com início recente de calor e edema na coxa direita. O exame físico revelou um aumento assimétrico no volume coxa direita com amplitude de movimento normal da articulação. Radiografia (Painel A) mostrou alargamento ósseo (pontas de seta) e espessamento cortical (seta branca), juntamente com engrossamento de trabéculas no ílio direita e fêmur direito que se estende até a região subcondral (Painéis A e B, setas pretas), com espessamento iliopectínea bilateral (Painel B, pontas de seta) e as linhas ilioischial (Painel B, seta branca), todos os quais sugeridas doença óssea de Paget. Além disso, não havia espaço bilateral estreitamento da cartilagem do quadril, com uma pequena lesão esclerótica no fêmur proximal esquerda com margens espiculadas representando uma ilha óssea (Painel B, seta vermelha). O nível de fosfatase alcalina (69 L por litro) estava dentro do normal, mas o nível de fosfatase alcalina específica do osso de 32 ug por litro era superior ao valor de adulto normal (<20). A cintilografia óssea mostrou aumento da captação nos ossos envolvidos (Painel C). O paciente recebeu a terapia risedronato. Após 18 meses , os sintomas foram reduzidos, e a cintilografia óssea mostraram redução da absorção (Painel D).

Temos um caso muito parecido postado aqui neste  blog  nos seguintes post

Doença de Paget

Cintilografia Óssea  e Quais os possíveis diagnósticos ?