Tromboangeíte obliterante ou Doença de Buerger.

Sobre imagem do post   Uma doença vascular. do dia 2 de junho.

A  tromboangeíte obliterante  também conhecida como Doença de Buerger, em homenagem a Leo Buerger que publicou uma descrição dos achados patológicos de membros amputados em pacientes com esta doença em 1908.É uma vasculite de grandes  e media artérias  e veias das extremidades, mas comumente de MMII.O que a caracteriza é a  formação trombo oclusivo  inflamatório, poupando  a perede dos vasos.

Mais comum em homens( quase 90%),  jovens( antes dos 45 anos), fumantes com alta carga tabágica.Quase dois terços dos pacientes tem periodontal grave e  pode representar um fator de risco adicional. Isquemia digital (dedo do pé)é a forma mais comum de tromboangeíte obliterante. Começa com  dor e, posteriormente, a descoloração dos dedos, que evolui para ulcerações isquêmicas.O fenómeno de Raynaud pode  ocorre em até 40 % , podendo ser assimétrico.

Os sintomas de claudicação devido a tromboangeíte obliterante pode ser indistinguíveis daqueles devido a outras doenças vasculares oclusivas.O exame físico não consegue distinguir a doença oclusiva arterial devido à tromboangeite de outras etiologias. Deve ser feito o teste de Allen, que pode ser positivo em outras doenças arteriais oclusivas.

Não existem testes laboratoriais específicos para diagnosticar tromboangeíte obliterante. O objetivo dos estudos de laboratório é de excluir outras entidades que causam doenças vasculares oclusivas tais como a diabetes, as vasculites e trombofilias .É um diagnóstico eminentemente clínico que deve ser suspeitada em pacientes jovens do sexo masculino que fumam e que se apresentam com isquemia das mãos e / ou pés. Mas devemos fazer  alguns exames:

• Hemograma e bioquímica completa
  • Glicemia
  • Marcadores inflamatórios- VHS, PCR
  • Crioglobulinas
  • Sorologia para doenças auto-imunes=anticorpo antinuclear, anticorpo anticentrômero ,anti-SCL-70, que devem ser todos negativos.
  • Anticoagulante lúpico e anticardiolipina= são detectados em alguns pacientes
  • Ecocardiografia no caso de oclusão arterial aguda
  • Angiografia pode ser realizada para excluir um fonte de embolia arterial proximal e definir a anatomia e a extensão da doença

No entanto, o diagnóstico de tromboangeíte obliterante pode ser de exclusão

• Os critérios clínicos – O diagnóstico clínico pode ser estabelecida com os seguintes critérios comumente utilizados
  • Idade inferior a 45 anos
  • História atual ou recente de tabagismo
  • Isquemia extremidade distal
  • Achados da arteriografia típicos de tromboangeíte obliterante
  • Exclusão de doença auto-imune, trombofilia, diabetes e fontes embólicas proximais.

O tratamento é parar de fumar,  única terapia definitiva para pacientes com tromboangeíte obliterante. Embora um certo número de outras terapias têm sido investigadas, estes devem ser considerados paliativos.Ulcerações dígitos são gerenciados como com outras feridas isquêmicas, debridamento e curativo úmido.