Síndrome Hipereosinofílica. Isso existe?

No post  Hemograma. E agora?  foi mostrado uma leucocitose com eosinofilia em uma paciente de 65 anos previamente hígido com história de diarréia há 8 meses.Sem outras queixas.No exame físico, paciente bastante emagrecido com ascite  sem visceromegalia , asculta pulmonar e cardíaca sem alterações e edema de MMII 2+/4 .Além dessa leucocitose com eosinofilia, apresentava uma albunina 1.0.

Realmente os comentários são bem pertinentes para este caso.Raciocinamos muito parecido.

A ascite e o edema de MMII explicamos pela hipoalbunimenia (albumina =1.0) .Dentre as causas de albumina baixa está a diarreia crônica e todas as  enteropatias perdedora de proteína, e nosso paciente não apresentava sinais  clínicos sugestivos de disfunção hepática ( causa importante de hipoalbunimenia pela  falta de produção ) ou síndrome nefrótica (perda renal de albumina).

Este paciente apresentava uma leucocitose (54.300 ) com eosinofilia importante (52% , 28236).Com esses valores podemos dizer que se trata de uma síndrome hipereosinofílicas, já que afastamos outras causas mais comuns de eosinofilia como reações alérgicas e parasitoses e temos lesão orgânica; neste caso a diarreia seria a manifestação do envolvimento do TGI.

Será que estamos com uma leucemia? Ou uma doença mieloproliferativa? Que podem cursam com essas alterações também.

Foi feito biópsia de medula óssea que evidenciou hiperplasia granulocítica e acentuado aumento de mielócitos eosinófilos.Necessitando do exame citogenético para definição

Foi feito também as biópsias de intestino e estômago que mostroram infiltração por eosinófilo em ambas.Portanto a diarreia foi consequência da eosinofilia.

Só para lembrar outras causas de diarréia crônica

Diarréia inflamatória

Doença inflamatória intestinal

Infecções