Cirrose por virus C e Crioglobulinemia.

Conclusão do caso clínico do post  Homem, 52 anos com aumento de volume abdominal. O que temos de diferente neste caso? do dia 24/8.

Este paciente refere aumento do volume abdominal e edema de membros inferiores, e o exame físico com achados abdominais: abdomen em  batráquio a custa de LA, Piparote positive; achados sugestivos de ascite além da icterícia e  o edema de MMII

Esses achados de exame físico  podemos ver a sensibilidade, especificidade e razão de verossimilhança de cada um para o diagnostic de cirrose na tabela abaixo retirada do artido  Does This Patient With Liver Disease Have Cirrhosis?  publicado na   JAMA, February 22/29, 2012—Vol 307, No. 8

AQUI EM PDF  –    Does This Patient With Liver Disease Have Cirrhosis? 

Logo a história e o exame físico  sugerem mesmo cirrose, que é uma causa de hipertensão portal pós sinusoidal; a grande maioria  das causas de ascite no mundo são mesmo por cirrose.

Vamos ver  se os exames confirmam nossa suspeita.

TP com INR alargado, albumina baixa, plaquetopenia e hiperbilirrubinemia( todos esses exmes também estão em outra tabela do mesmo artigo da JAMA)

Além do ultrasonografia que comprova a DCPF e  a EDA com varizes  de esôfago.

Agora discussão será voltada para a causa da cirrose. Etilismo, que é uma causa importante no mundo, não parece ser neste causa( não há história de alcoolismo importante)

Outras causas de cirrose em homems de meia idade

  1. Viral
  2. Doença de Wilson
  3. Hepatite autoimmune
  4. Medicamentosa
  5. Hemocromatose
  6. Deficiencia de alfa 1 antitripsina

Não está na ordem de frequencia, mas com certeza viral é uma causa importante no nosso meio e em países em desenvolvmento, sempre devemos solicitar , incluindo nos etilistas.

Veio  HCV: reagent

O que ainda chama atenção  neste caso? A hipergamaglobulinemia! Essa foi a pista para pensarmos em crioglobulinemia, além do virus C.

Solititado então uma eletroforese de proteína que confirmou pico policlonal ( sempre devemos afastar causas monoclonais) Foi pedido dosage de complementos – CH50: 17 ;   C3: 86,6;   C4:12 .

Diagnóstico

Hipertensão portal sec a cirrose por vírus C

Crioglobulinemia associada a vírus

SUGESTÃO DE LEITURA

Hypergammaglobulinemia

The gamma clobulins and theis clinica significance

Hematology-2012-Merlini-595-603

Rheumatoid Factor, Complement, andMixed Cryoglobulinemia

ExtrahepaticManifestations and Autoantibodies in Patients with Hepatitis C Virus Infection

Therapy for Hepatitis C Virus–Related Cryoglobulinemic Vasculitis _

 

FacebookTwitterGoogle+