Cada Letra um Significado

letras

LMD, 48 anos, natural e procedente de Lauro de Freitas, casado, evangélico, motorista, admitido com queixa de parestesias em MMII há 1 ano.

Paciente refere que há 1 ano iniciou quadro de perda ponderal progressiva, de aproximadamente 20Kg, associada a astenia, anorexia, com diminuição da disposição para realização das atividades diárias. Paciente relata ainda sensação de queimação, formigamento e dormência em face plantar dos pés, com dor ao deambular. Há 2 meses, passou a apresentar os mesmos sintomas em mãos. Relata que percebeu, no mesmo período, aparecimento de algumas manchas hipercrômicas pelo corpo, principalmente nos pés. Paciente refere ser portador de HAS, há mais de 10 anos.

Relata diagnóstico de cardiopatia, há 1 ano, quando passou a fazer uso de: Carvedilol 3,125mg de 12/12h; Furosemida 40mg 12/12h; Mononitrato de isossorbida 20mg 12/12h; Hidralazina 50mg 12/12h. Paciente refere etilismo social, porém está abstêmio há 18 anos. Nega tabagismo ou uso de drogas ilícitas.

Exame físico: TA 140X90mmHg / FC 62bpm / FR 20irpm / SatO2 99% (AA),BEG, LOTE, mucosas hidratadas, coradas, escleras anictéricas, extremidas acianóticas. • PELE: Presença de mancha hipercrômica irregular em face palmar das mãos e face plantar dos pés. Presença de mancha hipercromica em face e hipercrômica de região palpebral e pododactilos. • Cabeça e pescoço: Presença de linfonodomegalias dispersas em cadeias cervicais, supraclaviculares e inguinais, medindo de 1-2cm, indolores, alguns endurecidos, outros fibroelásticos, móveis. O maior deles medindo 3cm em ângulo da mandibula esquerda. Presença hipercromia em linha gengival inferior. • AR: Tórax de conformação normal. MVBD, sem ruidos adventícios. Ausência de ginecomastia. • ACV: Ictus visivel e palpável em 5EIC, na LMC. Presença de hiperfonese de B2 em foco pulmonar, sopro diastólico mais intenso em foco mitral e pulmonar, grau III/VI. Presença de estase de jugulares, pulsátil, a 45 graus. • AGI: Abdome plano, RH+, flácido, indolor a palpação, baço palpável 2cm do RCE, fígado palpável a 4cm do RCD, principalmente a custa de lobo esquerdo. Sem sinais de ascite ou circulação colateral. • AOA: Sem deformidades osteoarticulares, sem sinais flogisticos. • Extremidades: Presença de edema em MMII, simétrico, ++/4+, com cacifo em região perimaleolar. Pulsos palpáveis, extremidades quentes e bem perfundidas. Presença de rarefação de pelos e hipercromia em MMII. • Neurológico: Glasgow 15, sem deficts focais, pares cranianos sem alterações. Força muscular, equilibrio, coordenação motora e marcha preservadas. Presença de hipersensibilidade em MMII.

Este paciente apresenta sintomas gerais e inespecíficos como astenia, anorexia e indisposição. Se pegarmos esses sintomas para traçar um diagnóstico diferencial vai ficar extremamente complicado. Qualquer patologia aguda ou crônica; infecciosa, inflamatória ou neoplásica pode cursar com essas queixas. Portanto, vamos procurar outros sintomas mais concretos, mais objetivos para assim, fazer nosso raciocínio clínico. Neste caso temos a dormência e o formigamento de membros inferiores.

Primeiro ponto seria classificar este paciente como tendo uma síndrome neurológica sensorial. Anormalidades de sensações simples definem todos os aspectos das síndromes sensoriais. Depois devemos classificar a síndrome neurológica quando a anatomia, saber qual a localização desta lesão. As síndromes neurológicas sensoriais podem ser divididas em:

• lesão do nervo periférico (neuropatia periférica),
  • radiculopatia (lesão na raiz nervosa),
  • síndromes da medula espinal,
  • síndromes hemisféricas talâmica,
  • síndromes hemisféricas cerebral

Lesões em qualquer lugar ao longo deste caminho podem produzir combinações de dor, fraqueza e perda sensorial.  As lesões do sistema nervoso central podem estar associadas com outros distúrbios, como dificuldade de fala, visão dupla, ataxia, envolvimento dos pares cranianos; em casos de doenças da medula espinhal, teremos alterações das funções do intestino e da bexiga e os reflexos são geralmente exaltados. As radiculopatias são tipicamente assimétricas e obedecem um dermátomo. As lesões do plexo são assimétricas com envolvimento sensório-motor de múltiplos nervos em uma extremidade. Um paciente que apresenta formigamento, hiperestesias em membros inferiores simétrico, bilateral que evoluiu posteriormente para membros superiores, principalmente em mãos, padrão conhecido como “bota e luva” podemos dizer que estamos diante de um quadro de neuropatia periférica, mais especificamente uma polineuropatia.

Nenhum teste de diagnóstico mostrou-se superior ao exame físico para avaliar sensibilidade. O achado de hipoestesias ou hiperestesias detecta perda de fibras nervosas com uma sensibilidade de 88%, especificidade de 81%, razão de verossimilhança positiva de 4,6 e negativa de 0,2.

A polineuropatia é uma perda sensorial bilateral que poupa o parte superior do tronco e face. A perda sensorial de polineuropatia afeta os nervos mais longos em primeiro lugar, hipestesia inicialmente aparece nos pés; mais tarde nas pontas dos dedos; e somente depois envolve braços e pernas. Atrofia dos pequenos músculos dos pés e mãos e reflexos ausentes no tornozelo são comuns. Uma vez que a lesão tenha sido localizada nervos periféricos, o próximo passo é encontrar a etiologia e excluir causas potencialmente tratáveis, como deficiência nutricional, condições inflamatória ou distúrbios desmielinizantes.

Um dado da história clínica que ajuda neste diagnóstico diferencial é o tempo de evolução, para assim diferenciar as neuropatia periféricas agudas, como na intoxicação por metais pesados, abuso de drogas, Guillán-Barré e as crônicas, como por deficiência de vitaminas, diabetes mellitus, alcoolismo, polinueropatia desmeilinizante inflamatória crônica. É importante listar as medicações que o paciente faz uso de forma regular, pois há uma séria de drogas que podem cursam com neuropatia periférica.

Algumas drogas que podem causar neuropatia periférica:

• Amiodarona
  • Fenitoína
  • Metronidazol
  • Isoniazida
  • Vincristina
  • Lítio
  • Cloroquina

As causas de neuropatia periférica são inúmeras. Vide tabela

TABELA

Hábitos de vida como uso de álcool é fundamental, pois a álcool e as deficiências nutricionais associadas ao seu uso,  são as principais causas de neuropatia periférica no mundo; uma outra causa importante é o diabetes mellitus. Nosso paciente não é diabético e esta abstêmico há 18 anos, ou seja, afastamos as duas principais causas que poderiam justificar o formigamento de MMII.

Destas tantas causas de neuropatia periférica, qual a mais provável em um paciente que apresenta também  gânglios palpáveis, hepatomegalia e lesões de pele?

Linfadenomagalia já foi discutida neste blog ( nestes links O Pulo do Gato , Sem Defesa )

Só relembrando as causas de gânglios aumentados:

CCânceres: malignidades hematológicas:doença de Hodgkin, linfoma não-Hodgkin, Leucemia,            Metastático

HHipersensibilidade: doença do soro, droga como fenitoina

IInfecções: virais (vírus de Epstein-Barr, citomegalovírus, HIV), bacteriano (TB), fúngica, Protozoários, Rickettsiais

C → doenças do tecido Conjuntivo: LES, AR

A → linfoproliferativas Atípicas: Doença de Castleman,

GGranulomatosa: histoplasmose, sarcoidose

OOutros: doença de KiKuchi, doença de Kawasaki.

Cruzando as causas dos dois principais problemas  deste paciente; a neuroptia periférica e a linfadenopatia, ficamos com neoplasia hematológica como a  suspeita diagnóstica, sendo linfoma ou as gamopatias monoclonais as mais prováveis.

Vamos então para os exames.

Exames Laboratoriais:

• Hb / Ht= 14,3 / 23.9 9,7  ; leucograma =7.800 S 46/ EOS 8/ L40 / M15 ;   plaquetas =720mil
  • proteínas totais= 6,4 com albumina de 3,6
  • Função renal e hepática normais; eletrólitos normais
  • T4L: 0.88; TSH: 6,25
  • FSH: 13.66;  LH: 12.34

ELETROFORESE DE PROTEINAS:

• SÉRICAS: Sem pico de proteina monoclonal
  • URINÁRIAS: Sugestivo de proteina monoclonal em Gama

TC DE TÓRAX :

• Pequeno derrame pleural a direita. Espessamento liso de septos interlobulares, principalmente nas bases e ápices pulmonares. Pequeno nódulo com densidade de partes moles adjacente à cissura horizontal, medindo 0.5cm, compativel com linfonodo intrapulmonar. Linfonodos mediastinais e hilares, alguns aumentados de tamanho, o maior em cadeia subcarinal medindo 1.7cm em maior eixo. Aumento global de câmeras cardiacas. Linfonodos axilares aumentados em número, com morfologia e dimensões habituais. Múltiplas lesões nodulares esparsas em corpos vertebrais. Lesões escleróticas, de maior dimensão, no manúbrio e corpo do esterno

TC DE ABDOME TOTAL:

• Fígado de dimensões normais, contornos regulares, densidade preservada. Baço com dimensões aumentadas e densidade homogênea, exceto por diminuta imagem não captante na porção inferior, medindo 0.3cm, inespecifica pelas suas pequenas dimensões, próvavel cisto. Pequenos linfonodos no retroperitôneo e na região inguinal bilateralmente. Pequenas imagens não captantes na cortical de ambos os rins, a maior medindo 0.8cm no polo superior esquerdo, prováveis cistos

ECOCARDIOGRAMA :

• FE: 59%. Valva mitral espessada, folheto anterior com abertura em domus e folheto posterior fixo,sugestivo de acometimento reumatico. Valva tricuspide com refluxo leve, PSAP estimada de 40mmHg. Diametro do AE de aumento importante. Conclusões: Dupla lesão mitral de grau leve, aumento importante de AE, refluxo tricuspide leve (PSAP 40mmHg)

MIELOGRAMA:

• Aspirado de medula óssea hipercelular as custas de todas as sérias, com hipoplasia da série grabulocitica.

BIOPSIA DE MO :

• 50% de celularidade, retardo na maturação das célulasda linhagem mieloide , agregados de células mononucleares em localizaçao peritrabecular com reticulogênese aumentada.

BX DO LINFONODO CERVICAL ESQUERDO DA CADEIA ANTERIOR :

• aspectos morfologicos compatívies com Doença de Castleman

Esse caso ficou como Doença de Castleman e síndrome de POEMS. E nosso paciente apresentada todas as alterações descritas neste acrônimo.

p – polineuropatia  ( o formigamento em MMII e mãos)

O– organomegalia  ( hepatomegalia)

E– endocrinopatia  ( alteração do TSH e cortisol)

M– proteina M ( o pico monoclonal)

S– alteração de pele (skin ) ( lesões de pele)

Deixo aqui alguns arquivos em PDF.

poems

caso clinico poems1992

sindrome poems

neuropatia e gamopatias

sindrome de poems nacional

Multicentric Castleman Disease- Where are we now?

Update and new approaches in the treatment of Castleman disease