Abordagem de Perda de Peso Não Intencional

weight-help

A perda de peso é um problema comum para clínicos. A perda de peso não intencional (involuntário), muitas vezes indica uma doença médica ou psiquiátrica grave.  Antes mesmo de qualquer avaliação de perda de peso, devemos nos certificar se realmente essa perda foi intencional ou não. Devemos também excluir perda de peso como consequência esperada de um tratamento específico como uso de diuréticos em pacientes com ICC ou cirrose.

É definida como a perda de mais do que 5% de peso corporal ao longo de 6 a 12 meses.

Devemos também diferenciar da:

• Caquexia = perda de peso devido à perda de massa muscular.
  • Sarcopenia = é uma síndrome geriátrica caracterizada pela perda de massa muscular, força e desempenho.

Uma diferenciação que deve ser feita é entre perda de peso com apetite preservado ( aumento do gasto energético como no hipertireoidismo) ou perda de peso com anorexia.  A perda de peso é predominantemente devido à diminuição da ingestão de alimentos.

Qualquer doença crônica (doenças cardíacas, pulmonares ou renais) que afeta qualquer sistema orgânico pode causar anorexia e perda de peso. Em estudos que examinaram as etiologias da perda de peso não intencional, malignidade, eventualmente, é identificada como a principal causa em 15% a 35% dos pacientes, principalmente em pacientes hospitalizados. Causas gastrointestinais não malignas são responsáveis por 10% a 20 %. Causas psiquiátricos ocorrem em 10% a 23 %.  Até 25% dos casos podem ter causas desconhecidas. As causas de perda de peso diferem entre pacientes ambulatoriais, pacientes que necessitam hospitalização e idosos moradores de abrigo. Em  pacientes ambulatoriais, a causa não é identificada em muitos pacientes, sendo neoplasia, a segunda causa. Já em moradores de abrigo, doenças psiquiátricas são as principais causa de perda de peso.

O primeiro passo para identificar a causa da perda de peso é uma história clínica bem detalhada, diferenciando um quadro de anorexia ou ingesta normal porém com vômitos ou diarreia; se apresenta disfagia e por isso evita se alimentar; se apresenta outros problemas com a deglutição ou mastigação prejudicando a alimentação.

O interrogatório sistemático deve sem feita de forma cuidadosa, para investigar sintomas associados que esclareçam a causa da perda de peso; por exemplo: sintomas como febre e sudorese noturna( sintomas B dos linfomas), obstipação, diarreia, isterícia, melena (tumores do TGI).

Avaliar a capacidade econômica e cultural também é importante. Antecedentes de patologia clínicas ou cirúrgicas, uso de medicações devem ser sempre pesquisadas.

A avaliação nutricional deve ser feita sempre. As medidas antropométricas, especificamente altura e peso, são de primordial importância. Verificou-se que um IMC inferior a 22 kg/m2 em mulheres e menos de 23,5 em homens está associada com aumento da mortalidade. Uma avaliação da função cognitiva e humor também se justifica.

Sinais de desnutrição

• Perda de massa muscular (sarcopenia)
  • Perda de tonus em quadríceps, força reduzida em deltóides
  • Edema dos tornozelos, sacro, e até mesmo ascite
  • Disforia
  • Diminuição da cognição

Parâmetros utilizados na identificação de desnutrição

• Perda de peso corporal (> 5% em 30 dias ou 10% em 180 dias)
  • IMC <19 kg / m2 e grave se IMC <16
  • Albumina < 3,5 ou 3,0 g / dl (diminui de 0,8 por década após os 60 anos)
  • Colesterol <160 mg / dl (ocorre tardiamente, de utilização limitada para o rastreio)

Depois de uma história clínica detalhada e exame físico completo, devemos solicitar exames laboratoriais iniciais. Se nenhuma anormalidade for identificada após essa avaliação inicial, acompanhar o paciente  por um a seis meses é preferível a uma bateria de outros testes com baixo rendimento diagnóstico. Como doença orgânica é raramente encontrada em pacientes com um exame físico normal e avaliação laboratorial inicial normal, um período  de um a seis meses é pouco provável que aparece uma doença. No acompanhamento, uma atenção especial deve ser dada à história dietética, possibilidade de causas psicossociais, a ingestão de drogas sub-reptícia e novas manifestações de doença oculta.

untitled1

Malignidade – Neoplasias (particularmente gastrointestinal, cânceres de pulmão, linfoma, renal e próstata) geralmente causam perda de peso. Existem vários mecanismos responsáveis por perda de peso em pacientes com câncer. Anorexia e perda de peso estão presentes em 15 a 40 por cento de todos os pacientes com câncer no momento do diagnóstico, mas a prevalência parece ser maior em pessoas diagnosticadas com câncer de pulmão (60%) ou câncer gastrointestinal superior (80%). Doentes com doenças malignas além da perda de peso, apresentam outros sintomas, como dor, distensão abdominal, náuseas, vómitos, disfagia, saciedade precoce devido a hepatoesplênica ou obstrução maligna, hipercalcemia, ou sintomas de má absorção. Malignidade oculta é uma causa rara de perda de peso inexplicada. Teste laboratorial anormal, com proteína C-reativa, hemoglobina, LDH e albumina são os mais sensíveis para doença neoplásica.

Doenças gastrointestinais não-malignas – numerosas doenças gastrointestinal não malignas (GI) podem causar perda de peso. A doença úlcera péptica, doenças que causam a má absorção (por exemplo, doença celíaca), e doença inflamatória do intestino são exemplos de doenças não malignas. Geralmente apresentam sintomas como anorexia, dor abdominal, saciedade precoce, disfagia, odinofagia, diarreia, esteatorreia, ou evidência de hemorragia crónica. Eles também podem ter sinais e sintomas associados com a inflamação crónica, isquemia crónica, obstrução, fístula.

Transtornos psiquiátricos – transtornos psiquiátricos comumente causar perda de peso, particularmente depressão, são responsáveis por 31-58 por cento dos casos de perda involuntária de peso em pacientes idosos .

Endocrinopatias – como hipertireoidismo, diabetes mellitus, insuficiência adrenal e o feocromocitoma – Todos essas podem cursar com perda de peso.

HIV – Pacientes com infecção por HIV têm gasto energético total diário semelhante à de indivíduos normais. A perda de peso em pacientes com infecção por HIV é geralmente episódica, ocorrendo com infecções secundárias ou doenças gastrointestinais, e leva a uma redução no consumo de energia. Tuberculose – Muitos pacientes com tuberculose ativa apresenta perda de peso. Para a reactivação da tuberculose, significativa perda de peso é um dos sinais e sintomas cardinais.

Hepatite C – A infecção crónica pelo vírus da hepatite C pode também causar a perda de peso, além de náuseas, anorexia e fraqueza.

Medicamentos  – A perda de peso é um efeito adverso conhecido de vários medicamentos comuns, incluindo anticonvulsivantes , medicamentos para diabetes  e medicação da tireóide. Perda de peso acentuada pode ocorrer após a redução ou a retirada de algumas drogas anti-psicóticas (por exemplo, clorpromazina, haloperidol, tioridazina, Mesoridazine). A perda de peso também ocorre com várias drogas de abuso como álcool, cocaína e anfetaminas.

untitled