O que está acontecendo? Calcinose

Imagem cedida por Dr Rafael Carvalho

Mamografia de uma menina de 15 anos?

FABIO SOARES

ESTE CALCIO ESTÁ NO SUBCUTÃNEO OU NO TECIDO MAMÁRIO? ELA É RENAL CRÔNICA

Gustavo Graco

História clínica e exame físico?
Há pelo menos uma indicação clínica? Uma queixa?
Uma menina de 15 anos normalmente não se submeteria a uma mamografia.

RESPONDENDO AS PERGUNTAS:

Janine Magalhães

Essa mamografia é de uma menina de 15 anos com queixa de fraqueza muscular, referida como  dificuldade em subir escada, levantar os braços, caracterizando uma fraqueza de cintura pélvica e escapular, sendo provavelmente de origem muscular.Portanto essa menina tem uma miopatia.No diagnóstico diferencial de miopatias nesta faixa etária, entram as infecciosas, inflamatórias e uso de drogas como corticoide, álcool, miopatias metabólicas e as distrofias musculares.Mas no exame físico apresentando edema violáceo peripalpebral  e erupções eritematosas em intefalangianas, quadro bastante sugestivo de dermatopoliomiosite juvenil; além disso paciente apresentada nódulos subcutâneos sugestivos de calcinose e muitas dores nas mamas, por isto foi solicitado a mamografia e o resultado foi esta mostrado aqui-CALCINOSE

Calcinose- É depósito de cálcio em tecidos  celular subcutâneo, tecido muscular, ligamentos,ou qualquer outra parte do corpo, exceto órgãos  internos, com o metabolismodo cálcio normal.Isso gera um processo inflamatório, formando fibrose, podendo tonando-se dolorosos.Pode acontecer em extravasamento de infusão venosa de gluconato de cálcio, calcinose tumoral idiopática e doenças do tecido conjuntivo como esclerodermia e dermatopolimiosite , principalmente a forma juvenil.(DPJ) Na DPJ pode  ocorrer em até 70% dos casos , comparado a 30% em média nos adultos com dermatopolimiosite.

O que acontece em pacientes com doença renal crônica em fase terminal, sem tratamento adequado é a  calcifilaxia  que é uma doença rara e grave caracterizada por calcificação medial sistêmica das arteríolas que leva a isquemia e necrose subcutânea. Inspeção histológico pode revelar calcificação mural pequenos vasos com  ou sem fibrose endovascular, calcificação extravascular, e trombóticos vaso-oclusão (levando à necrose da pele).

Rafael Paes de Carvalho

Dermatomiosite Juvenil é uma doença que acomete vasos ao redor dos feixes musculares (perimísio) e consequentemente leva a acometimento muscular (diferente de Polimiosite que trata-se de acometimento direto do músculo por linfocito T). A Calcinose é comum na forma juvenil, principalmente em pacientes com o diagnóstico tardio. Ocasionalmente formam fístulas com saída de material parecido com pasta de dente e acabam infectando. Já foram tentados diversos tratamentos para a calcinose (diltiazem, anti-TNF, Alendronato). Nenhum obteve resposta satisfatória. Há alguma melhora quando utiliza–se Imunoglobulina levando com a cicatrização local. O tratamento agressivo da doença de base é a conduta nesses casos.

Coronary Circulation and Myocardial Ischemia

Coronary Circulation and Myocardial Ischemia (Update in Intensive Care Medicine series)
Michael R. Pinsky (Editor), Antonio Artigas (Editor), Jean-Francois Dhainaut (Editor)
Paperback: 193 pages